terça-feira, 12 de setembro de 2017

Curso Virtual gratuito do MDS "Orienta PLANSAN"

A partir da última sexta-feira (1º) e até o dia 31 de outubro, gestores e técnicos estaduais, distritais e municipais, e também conselheiros da sociedade civil, estudantes, pesquisadores e demais interessados, podem participar do curso virtual Orienta Plansan e receber orientações sobre como elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

O plano de SAN é o principal instrumento de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, pois prevê as diferentes ações de governo na proteção e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Sua construção é pactuada quando um estado ou município confirma adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Orienta Plansan é um treinamento na modalidade EaD. Está dividido em 3 módulos, tem duração total de 30 horas e os participantes terão apoio de equipe técnica para esclarecer dúvidas. Para participar, basta o interessado realizar cadastro no site www.mds.gov.br/ead, fazer a inscrição no curso e seguir as aulas de acordo com sua disponibilidade.

O primeiro módulo do Orienta Plansan traz a conceituação histórica do Sisan, trata de sua estrutura e dos procedimentos para a adesão ao Sistema.

O módulo 2 aborda o processo de elaboração e papel estratégico das instâncias de governo (por meio das Câmaras de Segurança Alimentar) e da sociedade civil (por meio dos Conselhos de Segurança Alimentar) no processo de construção dos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, e discute o seu papel na Política de SAN.

O último módulo versa sobre a metodologia e traz o passo a passo de como elaborar um Plano de SAN: diretrizes, desafios, temas, programas e monitoramento.

A certificação do curso é gratuita e será concedida àqueles que obterem 60% ou mais de aproveitamento na avaliação final.

Orienta Plansan é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Resumo do conteúdo do curso Orienta Plansan:
• O Histórico da Construção do Sisan;
• O Sisan;
• A adesão de estados, Distrito Federal e municípios ao Sisan;
• O Plansan e a Política Nacional de San (PNSAN);
• O processo de elaboração do Plansan 2012/2015;
• O papel estratégico da Caisan Nacional e do Consea no processo de construção do Plansan;
• As etapas de elaboração do Plano de SAN;
• Os temas, os grandes desafios, as diretrizes vinculadas e os programas do PLANSAN; e
• A estrutura e forma do Plano de SAN.

Aproveite e divulgue o curso para outras pessoas interessadas que você conhece. Contamos com o seu apoio!!

Para fazer o cadastro e inscrição para o curso, basta entrar no link: www.mds.gov.br/ead

Fonte:
Secretaria-Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN Ministério do Desenvolvimento Social
Esplanada dos Ministérios - Bloco C - 6º Andar - Sala 639
CEP: 70.054-906 Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário